quinta-feira, 26 de março de 2009

O Mais novo Lançamento: "Barra de Guaratiba e a II Guerra Mundial"

Narra a odisséia vivida por Barra de Guaratiba e seus moradores na época da II Guerra Mundial com a construção do Polígono de Tiro da Marambaia e da Ponte Eurico Gaspar Dutra. A Restinga da Marambaia naquele momento precisava de proteção por se encontrar o litoral desguarnecido com uma vasta praia banhada pelo Oceano Atlântico e os Alemães afundando nossos navios. Para sua proteção pela parte da Barra de Guaratiba, só através de uma ponte e uma estrada ao longo da praia. No final da década de 30 e início década de 40 já se trabalhava nesse sentido extraindo pedra na altura do Campo de São João (na Estrada da Barra); ocupando uma casa próxima à maré para os serviços burocráticos (denominada “Casa do Porto”); um cabo aéreo para envio do material e uma balsa para a travessia de trabalhadores que dariam início àquela grandiosa obra. Então, foi colocado na montanha um Destacamento Antiaéreo na “Pedra do Telégrafo” e numa das mais altas dunas da Restinga, e através de um gerador, o rádio transmitia as notícias sobre a guerra. A movimentação era grande para a conclusão daquela imensa obra. Tão importante empenho daquela gente em defesa de seu território; não só, vendo seu pacato lugarejo se transformando em uma cidade movimentada com a construção da ponte e do Polígono de Tiro, mas também vendo seus filhos, alguns ainda muito jovem partindo para o "front" de batalha na Itália sem a perspectiva de voltar com vida. Todos que, ali trabalhavam em defesa da Barra de Guaratiba e da Pátria, merecem o reconhecimento dos que hoje gozam das obras deixadas por aqueles heróis.


ESTA MÚSICA DE MINHA AUTORIA É PARA EXALTAR O QUE VIVEMOS CONSTRUINDO A UNIDADE DO EXÉRCITO EM BARRA DE GUARATIBA PARA PROTEGER O LITORAL DA II GUERRA MUNDIAL.

Música "Restinga da Marambaia" onde participei pelo Banco Real, nos Talentos da Maturidade:
Se cadastrar no site e procurar Música Vocal na Galeria de Trabalhos com o meu nome.

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

Livro "Barra de Guaratiba, Sua Vida, Seu Povo, Seu Passado"

Livro que conta a história da região de Barra Guaratiba. Narra a ocupação da região desde 1579, com contos, lendas, folclore, as pescarias com os grandes peixes capturados na região como o tubarão de 1.200 quilos, o primeiro e maior tubarão pescado em 1931.

Definição da Palavra Guaratiba:
Guaratiba – é uma palavra indígena usada pelos tupis-guaranis que habitavam nosso litoral na época do descobrimento. Sua definição é: LUGAR ONDE HÁ GRANDE QUANTIDADE DE GARÇAS-GARCEIRO. Surgiu de outras duas: GUARÁ que quer dizer AVE e TIBA que quer dizer LUGAR ONDE HÁ MUITA COISA REUNIDA, daí GUARÁ–TIBA. Esta definição é uma realidade porque até hoje ainda nos encanta a reunião das garças brancas nos manguezais da região.
Nos livros que registram as doações das terras pertencentes à Matriz de São Salvador do Mundo da Freguesia de Guaratiba, verifica-se que a região de Barra de Guaratiba começou a ser habitada a partir de 05 de março de 1579 quando Manoel Velloso Espinha, Português, morador na Vila de Santos-São Paulo, pediu a Capitania de São Vicente, doação de uma data de terras de sesmaria-terras que eram distribuídas pelo Rei de Portugal aos colonos-ao norte da Ilha chamada Marambaia da Barra(hoje Restinga da Marambaia).
A doação dessas terras exigia que o suplicante a fosse povoar dentro de 3 anos com seus herdeiros. Não resta a menor dúvida de que partiu daí a ocupação das terras de Guaratiba pelo homem civilizado e a formação de seu povo, porque índios já havia na região, tanto assim que deixaram seus vestígios em várias partes, o que foi mais tarde verificado.
A partir do ano de 1750 -171 anos depois - Don Fradique de Quevedo Rondon, donatário dessas terras, doou partes delas à Matriz de São Salvador do Mundo de Guaratiba e nessa época Barra de Guaratiba já possuía seus habitantes que eram apenas escravos, exceto os índios. Conclui-se que entre nossos ancestrais encontram-se escravos e índios existentes na região, bem como os colonizadores europeus.

Livro "História de Barra de Guaratiba para Crianças"

O Livro "História de Guaratiba para Crianças", vai ao encontro dos interesses e aspirações infanto-juvenis.

Livro "A Montanha da Luz Caminhante" - Romance e Mistério em Guaratiba

Livro baseado em fato histórico ocorrido no século 19 e que narra de forma romanceada o episódio acontecido com um caboclo cognominado "Bitinho" com a inexperiente jovem chamada "Cocota". Em meio ao romance, a história da misteriosa luz que freqüentemente é avistada na montanha de Barra de Guaratiba, e que era conhecida como "A Montanha da Luz Caminhante" dando origem ao título do livro. Como relata o autor:"...não adianta por curiosidade, postar-se em pontos estratégicos para observá-las porque talvez não a vejam. Este fenômeno aparece quando menos se espera e para aqueles que se encontram a longa distância."

Livro "Os Mistérios do Grumari"

Neste Livro, o autor narra a saga e a espinhosa faina cotidiana dos que ali viviam desde meados do século XVIII, descreve o maravilhoso e o lado misterioso daquele lugarejo que é repleto de situações contundentes.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Participações em Antologias com vários poemas





Agendas Literárias

Participou de Antologias pela Litteris Editora






Livro "Carretel e Peniquinho"


Traça uma apologia da vida de duas pessoas ligadas ao folclore e ao cotidiano guaratibano. A história é real, tendo como personagens dois meninos travessos na longínqua e bela Guaratiba e que através de suas artes receberam esses apelidos.

Livro "A Centenária Dama de Guaratiba"




O Livro "A Centenária Dama de Guaratiba" divulga a longevidade de uma Senhora, filha de Guaratiba, que viveu 104 anos com toda lucidez.

terça-feira, 24 de março de 2009

Livro "Barra de Guaratiba" em sua 1ª Edição

O Livro "Barra de Guaratiba, Sua Vida, Seu Povo, Seu Passado", conta a história da região de Barra de Guaratiba. Narra a ocupação da região desde 1579, com contos, lendas, folclore, as pescarias e os grandes peixes já capturados na região como o tubarão de 1.200 quilos, o primeiro e maior tubarão pescado em 1931.
Definição da Palavra Guaratiba:
Guaratiba – é uma palavra indígena usada pelos tupis-guaranis que habitavam nosso litoral na época do descobrimento. Sua definição é: LUGAR ONDE HÁ GRANDE QUANTIDADE DE GARÇAS-GARCEIRO. Surgiu de outras duas: GUARÁ que quer dizer AVE e TIBA que quer dizer LUGAR ONDE HÁ MUITA COISA REUNIDA, daí GUARÁ–TIBA. Esta definição é uma realidade porque até hoje ainda nos encanta a reunião das garças brancas nos manguezais da região.


Maior tubarão capturado de 1.200 quilos em Barra de Guaratiba na década de 30.



“Um tubarão do tipo Tintureiro, com cerca de 500 quilos e mais de três metros de comprimento foi capturado por um operário que pesca por esporte, a cem metros da Praia do Canto, em Barra de Guaratiba. O tubarão, maior que o barco que o pescou, foi arrastado para a areia por mais de 15 pessoas e vendido na época à empresa de pesca Pixilim”.

Fotos que constam neste livro que foi editado em 1988.

Música

"EXALTAÇÃO À GUARATIBA"
Autor: Francisco Alves Siqueira

Guiado por uma luz Divina
Um dia em Guaratiba vim parar
Diante de tanta beleza
Passo a vida a contemplar
As tuas praias, teu mar azul
E os pescadores
Que pescam de norte a sul
Pescaria matinal
Puxa a rede o pessoal
Banhista curte o banho de mar
Em colóquio sensual
A tarde tem pôr-do-sol
Com seu lindo arrebol
E à noite tem lual
A tua beleza me encanta
Me comove, me seduz
Guaratiba sempre alegre, hospitaleira
És na terra uma estrela que reluz
Procuro sempre te exaltar
E nunca nunca, deixarei de te amar.