quinta-feira, 26 de março de 2009

O Mais novo Lançamento: "Barra de Guaratiba e a II Guerra Mundial"

Narra a odisséia vivida por Barra de Guaratiba e seus moradores na época da II Guerra Mundial com a construção do Polígono de Tiro da Marambaia e da Ponte Eurico Gaspar Dutra. A Restinga da Marambaia naquele momento precisava de proteção por se encontrar o litoral desguarnecido com uma vasta praia banhada pelo Oceano Atlântico e os Alemães afundando nossos navios. Para sua proteção pela parte da Barra de Guaratiba, só através de uma ponte e uma estrada ao longo da praia. No final da década de 30 e início década de 40 já se trabalhava nesse sentido extraindo pedra na altura do Campo de São João (na Estrada da Barra); ocupando uma casa próxima à maré para os serviços burocráticos (denominada “Casa do Porto”); um cabo aéreo para envio do material e uma balsa para a travessia de trabalhadores que dariam início àquela grandiosa obra. Então, foi colocado na montanha um Destacamento Antiaéreo na “Pedra do Telégrafo” e numa das mais altas dunas da Restinga, e através de um gerador, o rádio transmitia as notícias sobre a guerra. A movimentação era grande para a conclusão daquela imensa obra. Tão importante empenho daquela gente em defesa de seu território; não só, vendo seu pacato lugarejo se transformando em uma cidade movimentada com a construção da ponte e do Polígono de Tiro, mas também vendo seus filhos, alguns ainda muito jovem partindo para o "front" de batalha na Itália sem a perspectiva de voltar com vida. Todos que, ali trabalhavam em defesa da Barra de Guaratiba e da Pátria, merecem o reconhecimento dos que hoje gozam das obras deixadas por aqueles heróis.


ESTA MÚSICA DE MINHA AUTORIA É PARA EXALTAR O QUE VIVEMOS CONSTRUINDO A UNIDADE DO EXÉRCITO EM BARRA DE GUARATIBA PARA PROTEGER O LITORAL DA II GUERRA MUNDIAL.

Música "Restinga da Marambaia" onde participei pelo Banco Real, nos Talentos da Maturidade:
Se cadastrar no site e procurar Música Vocal na Galeria de Trabalhos com o meu nome.

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

4 comentários:

  1. Tive a honra de conhece-lo, chiquinho é sem dúvida um dos escritores mais apaixonados que ja conheci, quando ele recitou o poema das arvores que se entrelaçam eu me emocionei as palavras saiam de sua alma com uma pureza de menino apaixonado pela vida e pela terra aonde vive.
    Desejo que Deus prolongue sua estadia na Terra pois a humanidade precisa muito de homens como o senhor, que ainda amam suas origens e que lutam para que elas permaneçam viva.
    Um Abraço desta que te estima muito.
    Ivani

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante de turismo, estou fazendo um trabalho sobre Barra de Guaratiba e gostaria muito de ter os seus livros como base de estudo, como faço para adquirir?
    aguardo contato no e-mail: kakaiza@globo.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde meu amigo, Meu nome é José Paulo Nercelhas, sou presidente da AExMCPrM ( Associação de Ex-Militares do Campo de Provas da Marambaia). Encontrei seu Blog pesquisando fotos do CPrM. Em nosso Estatuto está previsto, a Criação de Um Museu do Campo de Provas da Marambaia, e seu livro, que demonstra conhecimento sobre a história do CPrM, seria de grande utilidade. Por favor se puder entre em contato, será um Grande prazer conhecê-lo pessoalmente.
    Aproveitando a Oportunidade, desejo-lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
    Conheça nosso Blog e lá encontrarás os projetos de nossa Associação.
    http://cprm-campodeprovasdamarambaia.blogspot.com
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá atualmente eu sirvo na Marambaia sempre que estou de serviço na ponte velha, sempre que estou andando sobre ela , me faz pensar nas histórias da segunda guerra Mundial. Eu já reparei todos os detalhes da ponte , é muito bom passar por uma construção antiga que vem de histórias como essas. Quem quiser imagens ou videos posso fazer e manda pra quem quiser. Só entrar em contato no nunúme 21969591467

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, dê a sua opinião.