terça-feira, 24 de março de 2009

Livro "Barra de Guaratiba" em sua 1ª Edição

O Livro "Barra de Guaratiba, Sua Vida, Seu Povo, Seu Passado", conta a história da região de Barra de Guaratiba. Narra a ocupação da região desde 1579, com contos, lendas, folclore, as pescarias e os grandes peixes já capturados na região como o tubarão de 1.200 quilos, o primeiro e maior tubarão pescado em 1931.
Definição da Palavra Guaratiba:
Guaratiba – é uma palavra indígena usada pelos tupis-guaranis que habitavam nosso litoral na época do descobrimento. Sua definição é: LUGAR ONDE HÁ GRANDE QUANTIDADE DE GARÇAS-GARCEIRO. Surgiu de outras duas: GUARÁ que quer dizer AVE e TIBA que quer dizer LUGAR ONDE HÁ MUITA COISA REUNIDA, daí GUARÁ–TIBA. Esta definição é uma realidade porque até hoje ainda nos encanta a reunião das garças brancas nos manguezais da região.


Maior tubarão capturado de 1.200 quilos em Barra de Guaratiba na década de 30.



“Um tubarão do tipo Tintureiro, com cerca de 500 quilos e mais de três metros de comprimento foi capturado por um operário que pesca por esporte, a cem metros da Praia do Canto, em Barra de Guaratiba. O tubarão, maior que o barco que o pescou, foi arrastado para a areia por mais de 15 pessoas e vendido na época à empresa de pesca Pixilim”.

Fotos que constam neste livro que foi editado em 1988.

2 comentários:

  1. Oi,eu sou a criança ,aquela menina aí no fundo dessa foto,lembro bem desse dia...o seu célio fala va ,menina sai daí,o tubarão tá vivo!! ,eu ficava em cima...criança metida!! rsrs pois é...grande lembrança e grande história!!!! sou Lucimar!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como posso ter acesso a esse livro. Preciso muito dessas informações

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, dê a sua opinião.