quinta-feira, 26 de março de 2009

Livro "Barra de Guaratiba, Sua Vida, Seu Povo, Seu Passado"

Livro que conta a história da região de Barra Guaratiba. Narra a ocupação da região desde 1579, com contos, lendas, folclore, as pescarias com os grandes peixes capturados na região como o tubarão de 1.200 quilos, o primeiro e maior tubarão pescado em 1931.

Definição da Palavra Guaratiba:
Guaratiba – é uma palavra indígena usada pelos tupis-guaranis que habitavam nosso litoral na época do descobrimento. Sua definição é: LUGAR ONDE HÁ GRANDE QUANTIDADE DE GARÇAS-GARCEIRO. Surgiu de outras duas: GUARÁ que quer dizer AVE e TIBA que quer dizer LUGAR ONDE HÁ MUITA COISA REUNIDA, daí GUARÁ–TIBA. Esta definição é uma realidade porque até hoje ainda nos encanta a reunião das garças brancas nos manguezais da região.
Nos livros que registram as doações das terras pertencentes à Matriz de São Salvador do Mundo da Freguesia de Guaratiba, verifica-se que a região de Barra de Guaratiba começou a ser habitada a partir de 05 de março de 1579 quando Manoel Velloso Espinha, Português, morador na Vila de Santos-São Paulo, pediu a Capitania de São Vicente, doação de uma data de terras de sesmaria-terras que eram distribuídas pelo Rei de Portugal aos colonos-ao norte da Ilha chamada Marambaia da Barra(hoje Restinga da Marambaia).
A doação dessas terras exigia que o suplicante a fosse povoar dentro de 3 anos com seus herdeiros. Não resta a menor dúvida de que partiu daí a ocupação das terras de Guaratiba pelo homem civilizado e a formação de seu povo, porque índios já havia na região, tanto assim que deixaram seus vestígios em várias partes, o que foi mais tarde verificado.
A partir do ano de 1750 -171 anos depois - Don Fradique de Quevedo Rondon, donatário dessas terras, doou partes delas à Matriz de São Salvador do Mundo de Guaratiba e nessa época Barra de Guaratiba já possuía seus habitantes que eram apenas escravos, exceto os índios. Conclui-se que entre nossos ancestrais encontram-se escravos e índios existentes na região, bem como os colonizadores europeus.

4 comentários:

  1. como eu compro e onde compro seu livro millerxulupita@hotmail.com.br digame como.

    ResponderExcluir
  2. Minha família é antiga de Guaratiba (meu bisavô era morador da Matriz (João de Castro) e minha bisavó também de família antiga da Pedra - Maria Muniz). Tenho nteresse pela história de Guaratiba e gostaria de ter acesso a este livro. Tem algum lugar onde eu possa comprar ou pegar emprestado (biblioteca, etc)? Meu contato é dih.sous@hotmail.com. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá diana, em barra de Guaratiba tem uma loja de material de construção de nome casa de parafuso Habacuque,que pertence a Wilson Serrate(filho do escritor) se ainda houver interesse, passe lá que ele tem os livros.
      abraço!
      Sandra Marques

      Excluir
  3. Bom dia... Esse livro ainda está disponível para venda?

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, dê a sua opinião.